26/09/2024
Fonte: ObAgro
A Transição Justa pode ser resumida como uma mudança de paradigma com relação ao modo extrativista e depredatório de produção, que passaria a funcionar a partir de ações regenerativas e sustentáveis, com base na equidade e justiça. O ObAgro está apoiando uma reunião entre ativistas norte-americanos que pertencem ao movimento da Just Transition Alliance e dirigentes sindicais brasileiros de diversas áreas, como alimentação, químicos, petróleo e outros.
Para o presidente da CONTAC/CUT, Josimar Cechin “o movimento sindical tem que estar atendo as mudanças que vem ocorrendo no mundo do trabalho, que tem impacto sobre toda a população inclusive”. Já Artur Júnior, da CNTA, destaca que estamos passando um momento delicado com a mudança climática, com consequências para os trabalhadores, como por exemplo, gerando um ambiente de trabalho com mais calor, o que interfere no ambiente laboral, e inclusive, pode trazer danos a saúde dos trabalhadores. Entre metalúrgicos, o dirigente Leandro Duca, do sindicato de Itu, lembra que é importante estarmos sempre atentos a processos produtivos como a galvanização por exemplo, que se não for extremamente controlada, pode gerar danos à saúde humana e ao meio ambiente.
Também haverá participação entre os químicos, onde Arlei Medeiros destacará o apoio de vários sindicatos a iniciativa chamada Livres, que produz alimentos saudáveis, sem agrotóxicos.
Outras informações (WhatsApp): 4899612-4237 ou (https://www.obagro.com.br/contact-8).
O evento é aberto a todos interessados.
Resumo do evento:
Data: 01 de outubro de 2024. Horário: 10 horas.
Local: Federação dos Trab. Alimentação de SP. Rua Conselheiro Furtado, 987, Bairro da Liberdade, São Paulo – SP.
Apoio: Observatório de Saúde e Trabalho no Agronegócio (www.obagro.com.br)
Comments