top of page

                                 Observatório de Saúde e Trabalho no Agronegócio                            

QUEM SOMOS

​

  Somos um grupo multiprofissional de pesquisadores  dedicados a estudos e formação em temas relacionadas a área de trabalho e saúde. Nossa equipe é composta por professores e técnicos envolvidos diretamente na pesquisa, ensino e extensão, com aplicação prática de conceitos de prevenção a doenças e acidentes de trabalho no mundo do trabalho da cadeia produtiva dos frigoríficos.

     Na página Biblioteca você encontrará recursos úteis como artigos científicos, artigos de imprensa, vídeos, mapas e infográficos, entre outros materiais que possam ajudá-lo a manter-se os ambientes de trabalho saudáveis e seguros. Para saber mais sobre as nossas ações visite a página de Projetos.

    O ObAgro funciona como um espaço de articulação entre trabalhadores de frigoríficos, sindicatos, pesquisadores e grupos de pesquisa de saúde do trabalho.

 

     Assista ao nosso video de boas vindas abaixo:

​

(vídeo de boas vindas - 2 minutos)

Coordenação

Design sem nome.png

Roberto C. Ruiz é médico do trabalho, mestre em saúde coletiva (UNICAMP) e doutorando em saúde pública (UFSC).

Design sem nome(10).png

Allan de Campos é geógrafo, mestre e doutor em Geografia Humana (USP), pós-doutorando (UNESP), pesquisador visitante na Inglaterra (London University).

Design sem nome(1).png

Fernando Mendonça Heck é geógrafo mestre e doutor em Geografia (UNESP), pós-doutorado (UNESP) e professor de Geografia (IFSP).

Comitê Consultor Nacional

Design sem nome(3).png

Ricardo Antunes é professor Titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Coordena as Coleções Mundo do Trabalho (Boitempo) e Trabalho e Emancipação (Expressão Popular). Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz da Unicamp (2003), a Cátedra Florestan Fernandes da CLACSO (2002) e a Medalha (Comenda) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) (2013).

Design sem nome(5).png

Maria Maeno é médica, doutora em Saúde Pública (USP). Trabalhou no Programa de Saúde dos Trabalhadores da Zona Norte de São Paulo, que originou o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo. Pesquisadora da FUNDACENTRO. Membra do Instituto Walter Leser da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e do Núcleo de Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho do Instituto Sedes Sapientiae.

Design sem nome(4).png

Antonio Thomaz Junior é Geógrafo, Professor Titular em Geografia do Trabalho /FCT/UNESP/Presidente Prudente. Vice-Coordenador do Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical "Florestan Fernandes" (CEMOSi). Coordenador do Observatório do Trabalho "Istvan Mészáros" (OTIM). Coordenador do Coletivo CEETAS de Pesquisadores (Centro de Estudos em Educação, Trabalho, Ambiente e Saúde).

Design sem nome(2).png

Fabrício Augusto Menegon é Educador Físico. Professor do Departamento em Saúde Pública (UFSC). Coordenador adjunto do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Saúde do Trabalhador (Lasat). Coordenador da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASAC/UFSC). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet - 2023-2025).

Design sem nome(1).png

Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos é farmacêutica, com doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (2001). Tecnologista sênior da Fundação Oswaldo Cruz, com experiência na área de Saúde Coletiva, ênfase em Toxicologia Ocupacional e Ambiental. Atualmente, coordena a Rede de Informações e Comunicação sobre a exposição à trabalhadores e trabalhadoras ao SarsCov-2, o site da Rede Vigilância à Exposição do Benzeno da Ensp/ Fiocruz e o desenvolvimento do Observatório de Doenças Infecciosas nos Ambientes de Trabalho. É docente do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da Ensp/ Fiocruz.

Design sem nome.png

Liliane Reis Teixeira é bióloga, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Saúde Ambiental na área de Saúde do Trabalhador pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2002 e 2008). Atualmente, é uma das coordenadoras da Rede Trabalhadores COVID-19. Atua em projetos de extensão com populações expostas a passivos ambientais, com trabalhadores extrativistas, imigrantes, expostos ao ruído ambiental, benzeno e agrotóxicos.

Design sem nome(2).png

Willians Cassiano Longen é Fisioterapeuta. Ergonomista Certificado (AC 2303) pela Associação Brasileira de Ergonomia-ABERGO. Mestre em Ergonomia (UFSC). Doutor em Ciências da Saúde (UNESC). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador-NEPST (GP CNPq) e do projeto Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador-NUPAC-ST. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-PPGSCol / UNESC.

Design sem nome(9).png

Diogo Cunha dos Reis é profissional de Educação Física, com mestrado  em Cineantropometria e Desempenho Humano, doutorado em Biodinâmica do Movimento Humano e pós-doutorado em Ergonomia (UFSC).

Comitê Consultor Internacional

Design sem nome(6).png

Kenichi Okamoto é biólogo e epidemiologista, professor na Universidade de St. Thomas nos EUA.

Design sem nome(7).png

Rob Wallace é biólogo e epidemiologista, autor de diversos livros, incluindo 'Pandemia e Agronegócio'. É pesquisador associado ao MidWest Healthy Ag nos EUA.

Design sem nome.png

Eduardo Siqueira é medico sanitarista, professor emérito da Faculdade de Meio Ambiente da Universidade de Massachusetts (UMass) Boston. Coordenou por mais de uma década o Projeto Transnacional Brasileiro no Instituto Mauricio Gastón de Desenvolvimento Comunitário e Políticas Públicas para Latinos da UMass Boston.

Design sem nome.png

Marco Campello é fisioterapeuta, doutor em Ergonomia e Biomecânica (NYU). É professor clínico associado no departamento de ortopedia da Escola de Medicina Grossman da NYU. Dirige o centro de ortopedia e ocupacional do Hospital Ortopédico, NYU Langone. Interesse clínico e pesquisa são voltados à saúde do trabalhador com foco em lesões músculo esqueléticas ligado ao trabalho, em especial problemas de coluna, a aplicação do modelo biopsicossocial para diminuir incapacidade.

bottom of page