Observatório de Saúde e Trabalho no Agronegócio
ObAgro participa de reuniões em Madrid para aproximar pesquisadores e movimento sindical
Em 23/09/2024.
Fonte: ObAgro.
O Observatório de Saúde e Trabalho no Agronegócio (ObAgro), em parceria com a regional latino-americana da UITA, vem realizando um movimento para aproximar cada vez mais os pesquisadores de Universidades das necessidades do movimento sindical, a partir de estudos e pesquisas que interessam diretamente aos trabalhadores, em especial, as questões que podem afetar sua saúde e qualidade de vida.
Roberto Ruiz (ObAgro) em visita à Fundação Primeiro de Maio e CCOO, Madrid, 2024
Foram duas reuniões. A primeira, em 18 de setembro, com Vicente López, diretor da Fundação Primeiro de Maio, responsável por organizar pesquisas e dar suporte técnico as ações a maior central sindical espanhola as Comissiones Obreras (CCOO). A segunda, ocorreu em 19 de setembro, na sede das Federações Sindicais das CCOO, onde participaram o dirigente do setor de serviços, Fenando Medina (Secretário Ação sindical internacional da Federação de Serviços), Juan Blanco (Secretário Internacional da Indústria) e Marco A. Pérez (Secretário Geral da Seção Sindical de CCOO Campofrio).
Fernando Medina, Marco Pérez, Juan Blanco e Roberto Ruiz, na reunião
na sede das Federações das CCOO, Madrid, 2024.
Discutiu-se a organização de um primeiro seminário Brasil – Espanha, para debates sobre temas avançados de interesse dos trabalhadores e população geral, como a mudança climática, o uso indiscriminado de agrotóxicos e de antibióticos no processo produtivo do agronegócio, além dos acidentes e doenças do trabalho como a LER/DORT, assédio moral e doenças infecciosas no trabalho.
A seguinte agenda está sendo construída: em novembro de 2024, um encontro virtual (videoconferência) Brasil Espanha. Maio de 2025, a organização de uma comitiva de dirigentes brasileiros que possam vir a Espanha, e em novembro de 2025 uma comitiva de dirigentes sindicais espanhóis e europeus vão ao Brasil, participando de modo articulado junto a cúpula mundial da mudança do clima, a COP 30.
Conforme descreve Roberto Ruiz, médico do trabalho e diretor de saúde e segurança no trabalho da regional latino-americana da UITA, “essas ações em Madrid tem o objetivo de discutir temas avançados de interesse aos trabalhadores e a humanidade, dando suporte técnico adequado aos sindicalistas para debates na cúpula do clima em novembro de 2025, que irá ocorrer na cidade de Belém (Brasil). Estamos pensando em intervenções de modo organizado e qualificado por parte do movimento sindical, em um momento que deverá ser crucial para o planeta, que possivelmente, pode ser a última chance de mantermos a possibilidade de uma vida saudável na terra para a grande maioria da população mundial”. Ruiz participou das reuniões, pois no momento está em programa de doutoramento na Universidade Complutense de Madrid (UCM) em conjunto com Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisando a área de saúde do trabalhador.
No Brasil, estão envolvidos nesta iniciativa a CONTAC / CUT e CNTA, além de vários sindicatos e federações. Qualquer entidade, instituição ou mesmo empresas, que tenham em vista a construção de um futuro melhor, são bem-vindas neste projeto, podendo fazer contato com o ObAgro através do deste link.